Benefícios na prática do Aikido

Quais são os benefícios desta atividade física chamada Aikido?

benefícios

Atividade física

Segundo a OMS, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelo seu corpo que requeira gasto de energia. Praticado em níveis moderados a intensos, promovem inúmeros benefícios.

Atividade física por meio do Aikido

Primeiramente, a prática de Aikido não requer nenhuma experiência prévia podendo ser praticada em qualquer faixa etária. Esta fabulosa arte marcial  é capaz de reduzir o seu nível de estresse, prevenir doenças e aumentar a sua qualidade de vida. Caso esteja pensando em fortalecer o corpo através da defesa pessoal, o aikido está indicado para você.

 

Luta entre dois lutadores de aikido

O Aikido não é um esporte e nem luta. Esta arte marcial trabalha o desenvolvimento da percepção do indivíduo, visando enxergarmos e respeitarmos as leis que regem a natureza (Kannagara no Michi).

Benefícios com a prática

Na prática do Aikido desenvolve-se o relaxamento e a não-resistência,  buscando-se a ideia de união (mussubi).

Baseada nos movimentos circulares de defesa e métodos de respiração, alcança-se uma significativa melhora na qualidade de vida.

Nas primeiras aulas, o aluno já percebe uma melhora significativa na sua postura e no seu equilíbrio mental.

 

Eu sou uma mulher forte!

Ao longo dos treinos, o aluno aprende uma eficiente defesa pessoal, aprimorando nossa reação inconsciente e reflexiva diante de situações de conflito.

Aikido aplicado na polícia e segurança

O Aikido é utilizado em muitas agências policiais e de segurança, guardas municipais, porque permite eficiência sobre os agressores sem provocar a violência.

Logo, isso é algo muito importante no trabalho policial e de um segurança, visto que nem sempre os agressores são bandidos. O Brazil Aikikai possui um curso específico para agentes de segurança chamado “TAKEPOL“. Neste treinamento gera-se uma confiança maior, criando habilidades para superar os obstáculos e medos mentais.

Assim, desenvolve-se o aumento da vontade, o auto-domínio e o conhecimento das qualidades e debilidades próprias.

Filosofia no Aikido

Impregnado da filosofia japonesa tradicional que envolve muitas tradições religiosas.

O treinamento do Aikido busca a percepção e o exercício da harmonia, unidade e ação conjunta entre mente e corpo. No dojo também se faz grandes amizades e as pessoas acabam se conhecendo melhor.

A praia

 

Durante o treinamento encontramos barreiras para progredir, e isto frustra o praticante. A disciplina e a persistência ensinada no dia-a-dia do dojo, faz com que todos aprendam a passar por essas experiências e superá-las. Futuramente, isto será muito útil em suas vidas, gerando sucesso pessoal e profissional.

Todos os estudantes, sem exceção, experimentam ciclos no treinamento. As vezes aprendem rapidamente e “tudo se encaixa” de uma forma bastante satisfatória. Outras vezes nada parece ir bem. Os instrutores os corrigem sempre e nestes momentos, se a pessoa não estiver preparada, as aulas parecem uma perda de tempo. Nestas ocasiões temos a maior oportunidade de testar nosso Aikido. É quando podemos crescer e ir além do que imaginamos.

Por conseguinte, todos lutam para tentar atingir o nível seguinte de graduação e a maioria de nós pensamos que é sempre mais fácil para os outros companheiros. O nível seguinte de nosso treinamento é sempre difícil para todos, porque é um nível mais avançado e mais alto. É um degrau a subir. Eis porque as graduações são chamadas de “Dan” (degraus). Estudar Aikido é complexo, ocasionalmente frustrante e as vezes difícil.

Porém, trata-se de aprender algo vital para nos realizarmos como seres humanos e adquirir a sabedoria e a alegria de viver.

Escolhendo o local de treino

É de fundamental importância começar a treinar o Aikido num dojo vinculado com a FUNDAÇÃO AIKIKAI que fica no Japão. Esta entidade é mantida pela família Ueshiba e mantém os ideais do Fundador.

Logo, evita-se que o indivíduo começa a treinar recebendo informações distorcidas e adquirindo vícios. Treinar em um dojo supervisionado como o Kitoji Dojo, fiscalizado pelo Brazil Aikikai garante ensino de nível internacional.

Resultado de imagem para aikikai

Uma ideia sobre “Benefícios na prática do Aikido

  1. Pingback: Quer saber como ter qualidade de vida após os 60 anos? Pratique Aikido!Kitoji Dojo – Brazil Aikikai

Os comentários estão fechados.