Como escolher um bom lugar para se praticar Aikido?

Antes de se decidir entrar em um dojo, deve-se primeiramente visitar o local, certificar-se que o professor tem bastante experiência e principalmente conversar com os alunos, pois eles são o reflexo do professor. Nem sempre o local mais próximo de sua casa é o melhor lugar para se treinar. Devido a grande popularidade do Aikido atualmente , muitos donos de academias de ginástica ou similares decidem convidar pessoas muitas vezes despreparadas, ou sem graduação para ensinar, e o que se oferece aos frequentadores nestes caso, não é aikido, mas sim algo deturpado, limitado, quando não negativo, e que não possui os elevados principios e técnicas desenvolvidas pelo fundador do Aikido Morihei Ushiba. O investimento que se faz ao se praticar Aikido é irrisório em funcão dos enormes benefícios em toda sorte que o praticante terá. Embora não exista nenhum tipo de preconceito no Instituto Takemussu, e o que se exige é moral, honestidade, ética e caráter dos praticantes, naturalmente acaba ocorrendo uma seleção natural, e o dojo se torna uma segunda casa para os praticantes e no interrelacionamento com os alunos acabam se formando grandes amizades. Se perguntarmos aos praticantes mais antigos do Instituto onde estão seus melhores amigos, certamente, a maioria estará treinando com eles no Instituto. Os membros do Instituto acabam se tornando uma segunda família para os membros.
Aconselhamos a antes de entrar em uma academia de Aikido que verifique se esta academia realmente é reconhecida oficialmente pelas entidades internacionais e nacionais.
É importante saber se o professor responsável tem experiencia, se é uma pessoa idônea.
Deve-se observar os alunos, e se possível tirar informações sobre a reputação da Instituição e do mestre.
Infelizmente devido ao grande interesse que o Aikido vem despertando no Ocidente, atualmente algumas pessoas colocam uma faixa na frente de uma academia, dizendo que ali se ensina Aikido e contratam para ensinar alguém sem reais condições para ensinar e sem supervisão.
Nem sempre um local mais proximo de nossa casa é o melhor lugar para se aprende realmente este caminho.
Visite o local, converse com os alunos, sinta o ambiente, analise o professor, tire informações e somente decida em que lugar vai começar.
Nada pior para o aprendizado do Aikido do que começar em um local errado, com alguém que esteja ensinando sem ser devidamente habilitado.

.