Quanto custa para praticar Aikido?

Aquecimento Kitoji Dojo – Aikido RJ

Primeiramente, não se deve perguntar quanto custa para praticar Aikido, uma vez que essa arte marcial japonesa carrega consigo inúmeros significados culturais e dependendo do professor de Aikido, ele pode sentir-se ofendido se você fizer essa pergunta para ele.

A sugestão é perguntar: – Professor, qual o valor da contribuição e como posso fazer para ingressar no dojo?

Um dojo tradicional de Aikido pode ser considerado uma família, pois não há competições, contudo o interessado em ingressar no dojo procura esse espaço por vários motivos. Precisamos salientar que independente do objetivo do aluno, o principal objetivo do Aikido tradicional é o aprimoramento do indivíduo por meio da arte marcial, isso chama-se Budo.

O interessante, é o candidato questionar-se quais os benefícios que o Aikido poderá oferecer e o como o treino pode impactar na sua vida, caso ele decida treinar.

A prática do Aikido possibilitará ao aluno ver o mundo por outro ângulo, tornando-se uma pessoa mais harmônica, realista, saudável e feliz. À medida que o praticante vai desenvolvendo nos treinos, ele vai adquirindo mais confiança e os benefícios já podem ser percebidos dentro de algumas semanas.

O treino do Aikido possibilita o aluno a aprender uma eficiente defesa pessoal, trabalhando a percepção, os reflexos, relaxamento e integrar-se com a natureza, bem como auxilia na resolução de conflitos internos e diários que aparecem em nossas vidas. Toda essa metodologia pode ser aprendida por meio de um sofisticado sistema de defesa pessoal cujo objetivo é integrar mente, corpo e espírito.

Por esta razão, o preço da mensalidade é o que menos importa ao decidir praticar Aikido, pois o mais importante é praticar no local certo e com um bom professor. Não é porque na frente de um local existe uma placa dizendo “ensina-se Aikido”, é que ali realmente ensina-se Aikido com qualidade.

Além da contribuição, o aluno precisa treinar, pelo menos, duas vezes na semana, com muita dedicação, esforço e disciplina para alcançar os maravilhosos benefícios que o Aikido pode gerar para o indivíduo.

Os três primeiros meses são muito importantes para o aluno, uma vez que será necessário romper com vários hábitos que o aluno não estava acostumado a viver. Como qualquer disciplina, seja na escola ou na universidade, torna-se necessário o aluno adquirir livros, participar de encontros técnicos e seminários, caso ele queira realmente se aprofundar no estudo do Aikido.

O Kitoji Dojo é um dojo tradicional, criado há 20 anos, cujo o único objetivo é auxiliar no desenvolvimento mental e físico dos seus integrantes por meio dessa eficiente arte marcial japonesa chamada Aikido. Treinar Aikido é uma maravilhosa experiência e pode ser uma excelente ferramenta para o aluno lidar melhor com o mundo onde vivemos.

Indicamos assistir, logo abaixo, a mensagem do nosso Shihan Wagner Bull – 7º dan – Aikikai – Tokyo.

Deixe uma resposta